quinta-feira, 29 de março de 2012

Jovens buscam seu espaço em Porto Belo



Adolescentes da Escola de Educação Básica Tiradentes de Porto Belo participaram na sexta-feira (23) de uma Reunião do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro teve como objetivo realizar a preparatória para a Conferência Regional, que aconteceu ontem (27), em Itajaí. A reunião aconteceu com a intenção de debater propostas relacionadas pelos adolescentes e pela comunidade de Porto Belo na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2011.

Dentre os assuntos discutidos estavam o protagonismo juvenil e cursos profissionalizantes. O primeiro relacionado à participação cidadã dos adolescentes na sociedade e, para este, o CMDCA propôs aos adolescentes um curso de capacitação, que contará com noções do Estatuto da Criança e Adolescente, Comunicação e Teatro. Os adolescentes inclusive já iniciaram sua participação, já que o curso está sob a avaliação do grupo que participou da Conferência no ano passado.

Quanto aos cursos profissionalizantes, o CMDCA, o SENAI de Tijucas e a Secretaria de Educação de Porto Belo realizaram parceria para dar oportunidade a cerca de 50 adolescentes em cursos profissionalizantes junto ao SENAI. Deste total de adolescentes, 37 já realizam cursos de Aprendizagem Industrial, de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais, de Eletrecista de Manutenção, de Ceramista, cursos Técnicos de Manutenção e Suporte em Informática, de Segurança do Trabalho, Redes de Computadores, em Eletrotécnica e Eletromecânica.

Capacitação para os jovens

Na quinta-feira (22), o Conselho Municipal de Direitos, representado pelo seu coordenador Evaldo Guerreiro e por sua coordenadora adjunta Josiane Bezerra, junto com o Secretário de Educação, Fernando Schaefler, e a Coordenadora de Conselhos, Scharlene Ritzel, reuniram-se com representantes do SENAI de Tijucas com a intenção de aperfeiçoar o sistema de seleção de adolescentes para os cursos técnicos.

Como explicam os representantes do SENAI, a seleção ocorre nos meses de outubro e novembro, podendo participar jovens entre 14 e 24 anos, que estejam cursando a 8ª série e o 2º grau. Os projetos se dividem em cursos de aprendizagem, vinculados ao Programa 1º Emprego do Governo Federal, e cursos técnicos.

O Conselho Municipal de Direitos e o SENAI de Tijucas manifestaram a intenção de realizar ampla divulgação dos cursos e as provas de seleção em Porto Belo, nos meses de outubro e novembro deste ano. Atualmente, as provas acontecem em Tijucas, o que dificulta a participação dos adolescentes.

Além disto, o SENAI colocou a disposição dos adolescentes de Porto Belo mais 11 vagas para o período matutino, para o curso de Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais.

http://www.oatlantico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário